«

»

nov 23 2018

Shopping em Águas Claras pinta funcionárias com tinta preta para anunciar descontos

Mulheres são pintadas com tinta preta em campanha da Black Friday de shopping do DF  — Foto: Reprodução/Facebook

O Águas Claras Shopping pintou o rosto de duas mulheres com tinta preta para anunciar as promoções da Black Friday. A ação foi registrada em vídeo, na tarde de ontem (22). Além do rosto escuro, as trabalhadoras também usavam perucas de cabelo crespo.

Conhecida como “blackface”, a prática é considerada racista por historiadores, pesquisadores e ativistas do movimento negro. Segundo eles, essa pintura remete ao costume de pintar atores brancos de preto, no século 19, já que os negros não podiam atuar no teatro e no cinema.

A ação do shopping foi filmada e fotografada por motoristas e pedestres que passavam pelo local, e denunciada como publicidade racista em um grupo de moradores da região no Facebook.

“Quão absurdo é você virar a esquina e encontrar uma publicidade completamente pautada no RACISMO? Essa propaganda não foi somente ridícula, ela foi racista, usou-se BLACKFACE para fazer um anúncio sobre a Black Friday do shopping, é sério isso???? Vocês não cansam?”, questionou uma moradora da região.

Em nota, o marketing do Águas Claras Shopping pediu desculpas pela ação e informou que a campanha foi cancelada. Veja abaixo íntegra do posicionamento:

“Informamos que a ação realizada era uma estratégia de divulgação do evento Black Week. A partir do momento que percebemos que a ideia transmitida foi contrária da planejada, a cancelamos imediatamente.

A todos que se sentiram ofendidos com a ação, pedimos desculpas e reiteramos que em nenhum momento a ideia teve cunho ofensivo.”

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*