«

»

fev 02 2013

TORCENDO PELO ESTACIONAMENTO NA ESPLANADA

 RENATO RIELLA

 

Há décadas se discute o que fazer com a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (incluído o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal), onde não há lugares suficientes para a gente parar nossos carros.

Agora, o Governo do DF anuncia licitação para construir estacionamento, com 9.400 vagas, abaixo do gramado. Será uma obra que não violentará a paisagem do principal cartão postal de Brasília, coberta pelo gramado, que deverá ser restaurado após a instalação da estrutura subterrânea de concreto.

A proposta gerou debates, críticas – e também opiniões favoráveis. Pessoas dizem que vai ser incentivado o uso de carro individual, como se fosse possível acreditar que, nos próximos 30 a 50 anos, a população brasiliense deixe de usar automóveis para ir ao trabalho.

Devemos torcer para que essa proposta dê certo, mas não se pode garantir isso. O empresariado privado, chamado para esse desafio, vai fazer contas e só aceitará participar se sentir a possibilidade de lucro. Sem viabilidade econômica nada dá certo.

Mas ninguém duvide: todos nós precisamos desse estacionamento. Pessoalmente, já perdi duas ou três reuniões em ministérios (e no próprio Congresso), por falta de lugar para parar meu carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*